Alimentos antioxidantes para incluir em sua dieta

Alimentos antioxidantes para incluir em sua dieta

Antioxidantes são importantes para a sua saúde.

Eles trabalham para proteger as células de danos causados por oxidantes, que são os radicais livres que desempenham um papel importante na formação de doenças.

Um estudo de 2014 publicado no Jornal Asiático de Pesquisa em Ciências Químicas e Farmacêuticas relata que os antioxidantes são um fator importante para manter a saúde corporal e humana ótima.

Os antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento e diferentes doenças crônicas, incluindo diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Isso faz com que seja importante incluir alimentos ricos em antioxidantes na dieta low carb para ajudar a combater os danos dos radicais livres.

Antioxidantes ocorrem naturalmente em certas frutas e vegetais. O resveratrol no vinho tinto, o licopeno no tomate ou o beta-caroteno nas cenouras são todos tipos diferentes de antioxidantes. Mesmo chocolate faz a lista com seus flavonóides, que são antioxidantes.

Alimentos ricos em antioxidantes reduzem os efeitos dos radicais livres. Então, para se manter saudável, é importante comer mais alimentos ricos em antioxidantes.

Aqui estão os 10 principais alimentos ricos em antioxidantes para incluir em sua dieta.

1. Chocolate Negro

Boas notícias para todos os amantes de chocolate! O chocolate escuro, feito a partir da semente do cacaueiro, é uma das melhores fontes de antioxidantes. Eles vêm na forma de flavonóis e polifenóis.

Esses antioxidantes têm sido associados a benefícios de saúde impressionantes, como menos inflamação e fatores de risco reduzidos para doenças cardíacas .

Outros nutrientes saudáveis ??no chocolate escuro são fibras solúveis, potássio, manganês, zinco, selênio, cobre, magnésio e ferro.

Como o chocolate escuro vem com algumas calorias e quantidades moderadas de açúcar, coma com moderação para colher os benefícios de saúde sem uma overdose de açúcar ou calorias.

2. Alcachofras

Alcachofras, um vegetal de cor escura, são uma rica fonte de antioxidantes. Eles são especialmente ricos no antioxidante conhecido como ácido clorogênico.

Eles também têm alto teor de fibra. Outros nutrientes neles são as vitaminas A, C, E, B e K, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre e fósforo. Além disso, eles são baixos em calorias.

O teor de antioxidantes das alcachofras pode variar, dependendo de como elas são preparadas. Ebulição e vapor ajudam a preservar o poder antioxidante das alcachofras. Por outro lado, as alcachofras podem reduzir seu conteúdo antioxidante.

3. Nozes-pecãns

Todos os tipos de nozes são ricas fontes de antioxidantes, mas as nozes estão no topo da lista.

Os pecans contêm diferentes formas de antioxidantes como a vitamina E, conhecida como tocoferóis, assim como outras substâncias fenólicas, muitas delas com capacidade antioxidante.

Estas nozes também são uma rica fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Pecans também são uma ótima fonte de gorduras insaturadas e proteínas.

Para colher o benefício antioxidante das nozes, tente polvilhá-las em cima de panquecas ou waffles, iogurte com sabor de frutas ou cereais quentes ou frios.

4. Mirtilos

As minúsculas bagas de cor azul estão repletas de antioxidantes. De fato, os mirtilos contêm a maior quantidade de antioxidantes entre várias frutas da mesma categoria.

Os antioxidantes em mirtilos, especialmente um tipo chamado antocianinas, são altamente benéficos para sua saúde .

Mirtilos também são carregados com vitaminas C e K e manganês, juntamente com riboflavina, ácido fólico, fibra, niacina, magnésio, potássio, cobre, ferro e zinco.

Apenas ½ xícara de blueberries pode dar-lhe todos os antioxidantes que você precisa para o dia. Você pode comê-los inteiros ou usá-los em granolas, saladas de frutas, cereais ou smoothies.

5. Couve

Couve é um alimento liberado para as pessoas que fazem o jejum intermitente para perder peso, ela também é rica em antioxidantes que você definitivamente deve incluir em sua dieta.

Couve contém uma variedade de antioxidantes, e os mais populares são quercetina e kaempferol. Acredita-se que ambos os compostos sejam capazes de combater diferentes doenças.

Este vegetal verde folhoso também é embalado com vitaminas, como A, C e K, bem como várias vitaminas do complexo B. Também possui nutrientes como fibra alimentar, magnésio, cálcio, manganês, cobre, potássio, ferro, fósforo e proteína. Além disso, contém muito pouca gordura, a maioria dos quais é o ácido graxo ômega-3 chamado ácido alfa-linolênico (ALA).

Você pode fazer chips de couve ou usar as folhas em smoothies saborosos, sopas ou saladas. A dose sugerida é de 1½ a 2 xícaras.

6. Espinafre

Espinafre é outra das fontes mais ricas de antioxidantes.

Na verdade, é uma das melhores fontes de beta-caroteno, um antioxidante conhecido por suas propriedades anticancerígenas, antienvelhecimento e protetor do coração. Ele também tem uma abundância dos antioxidantes luteína e zeaxantina.

O espinafre é uma boa fonte de vitaminas A, B2, C, E e K e contém minerais como manganês, magnésio, ferro, potássio, cálcio e ácido fólico. Além disso, é carregado com fibra dietética e é ainda baixo em calorias.

Apontar para comer cerca de 1 xícara de espinafre por dia. Você pode adicioná-lo a suas saladas, smoothies, sucos, sanduíches, frituras e pratos principais.

7. Morangos

Entre os alimentos ricos em antioxidantes, os morangos também estão no topo da lista. Morangos contêm antocianinas, os antioxidantes que protegem contra doenças cardiovasculares.

Morangos são carregados com várias vitaminas B e vitaminas C e K. As bagas também contêm magnésio, manganês, potássio, fibra dietética, ácido fólico, cobre, potássio, biotina e ômega-3. Além disso, eles têm alto teor de água e são baixos em calorias.

Coma um punhado de morangos maduros diariamente como um lanche saudável para colher os benefícios antioxidantes. Você também pode adicionar alguns morangos ao seu batido favorito, milk shake, salada, sorvete e torta.

8. Beterraba

Quando se trata de capacidade antioxidante, você simplesmente não pode ignorar beterrabas.

A beterraba é rica em antioxidantes betalain, que é conhecido por proteger o corpo contra uma ampla gama de doenças.

A raiz da beterraba contém vitaminas A, B6 e C, bem como potássio, magnésio, ferro, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteínas e fibras solúveis. Além disso, os topos de folhas verdes são ricos em vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

Para aproveitar o poder antioxidante, tanto as folhas como a raiz de uma beterraba podem ser consumidas . A raiz pode ser consumida crua em uma salada ou cozida com a pele para reter todos os nutrientes.

9. Brócolis

De todos os vegetais crucíferos, o brócolis é uma das melhores fontes de antioxidantes. Os antioxidantes no brócolis são os carotenóides luteína, zeaxantina e beta-caroteno.

Este vegetal verde também é embalado com uma variedade de vitaminas, como C, K e A. Ele também tem fibras, manganês, potássio, ferro, folato e proteína.

Incorporar brócolis em suas refeições pelo menos quatro vezes por semana. A melhor maneira de ter brócolis é a vapor, pois a capacidade antioxidante é destruída quando é cozida demais.

10. Feijão

Feijão, um grupo diversificado de legumes que são baratos e saudáveis, também são uma das melhores fontes vegetais de antioxidantes.

Feijão é rico em compostos chamados flavonóides que atuam como antioxidantes. Feijão vermelho e preto têm os mais altos níveis de antioxidantes.

Todos os tipos de feijão também são incrivelmente ricos em fibras, o que pode ajudar a manter os movimentos intestinais regulares . Além disso, a maioria dos grãos oferece um pacote incrível de nutrientes, incluindo muitas vitaminas e minerais, como vitamina C, proteínas, cálcio, zinco, selênio e folato.

Você pode usar feijão para preparar uma base rica em proteínas para sopas, ensopados e caril.

Lucas Nogueira